
António Pereira
Karaté
Shihan Antonio Pereira
Como Diretor Técnico, shihan coloca a alma e a imaginação em todos os treinos que ministra. Formado ao longo da vida e atualmente com a formação de Treinador Grau II emitido pela FNK-P, tem várias décadas de experiência no Karaté e particularmente no Karate Kyokushin com campanhas de muito sucesso pelo mundo.
Shihan foi escolhido para representar a KWF - Federação Mundial de Kyokushin em Portugal mas também no Brasil e América do Sul.
Neste historial participou em extensos eventos nacionais e internacionais como:
Vários campeonatos europeus desde 1996 e em 2002 organiza o 14º Campeonato Europeu. O primeiro em Portugal.
Vários mundiais em Tóquio Japão e em 2003 participa como atleta.
Em 2019 organiza o 34º campeonato da Europa em Portugal
Horários
TERÇAS
19h00 às 21h |
QUINTAS
19h00 às 21h |
1O que significa a palavra Karaté?
Karaté é uma palavra japonesa que significa “Mãos Vazias” (Kara-vazio/Te-mão).
Significa que deve haver ausência de pensamentos negativos ou inferiores, significando também a “Arte de lutar com as mãos vazias”.
2Qual é a origem do karaté?
O Karaté teve a sua origem no Japão. Por volta do século XV, na ilha japonesa de Okinawa foi proibido o porte de qualquer tipo de arma. Sem outra opção, as pessoas passaram a praticar formas de autodefesa sem armas. A esse novo método de autodefesa foi dado o nome de Okinawa-te. Séculos depois, para ser aceite como um desporto, foram estabelecidas regras para se evitar ferimentos e lesões graves.
3Quais são os benefícios do Karaté?
Todo praticante deve aprender aplicando as técnicas e regras de competição e as técnicas de defesa pessoal que vão desde a defesa de golpes mais básicos até a defesa de ataques com facas e armas.
No Karaté treinamos o físico e a mente, daí ser um desporto tão completo. Os benefícios são vários: é um desporto que trabalha todo o corpo, desenvolve a capacidade cardiovascular e respiratória, aumenta a coordenação motora e os reflexos, melhora a concentração, ajuda a corrigir a postura, ajuda a melhorar a auto-estima e controle emocional, ensina a importância da persistência…
4O Karaté tornará o meu filho(a) violento(a)?
Não! A prática de Karaté, com Treinadores especializados e competentes não tem qualquer efeito negativo no desenvolvimento físico e intelectual da criança, até pelo contrário. O Karaté é um desporto de defesa, ou seja, um Karateca nunca deve ser o primeiro a proferir um ataque, pois é treinado o auto-controle.
Nos treinos é incutido aos atletas o respeito, humildade, compreensão, entre outros princípios que se irão reflectir no desenvolvimento integral da criança.
5No karaté eu tenho de lutar?
Sempre, principalmente connosco! No Karaté treinamos para nos aperfeiçoarmos fisicamente, emocionalmente e psicologicamente e isso é uma luta diária de superação pessoal.
6O Karaté ajuda o meu filho(a) a se concentrar e aliviar o stress?
Sem dúvida! Devido ao facto de ser um desporto onde a exigência técnica é elevada, o atleta tem que estar obrigatoriamente muito concentrado de modo a conseguir aprender e evoluir, evolução essa que ajuda a combater a frustração e stress à medida que a criança vai desenvolvendo.
7E se eu aprender mais devagar que os outros alunos ... Ou mais rápido?
Cada criança aprende ao seu ritmo e a função do Treinador é perceber e compreender o ritmo de cada atleta e em que estádio de evolução se encontra de modo a orientá-lo da melhor forma possível.
8Eu tenho que participar em torneios?
Não. Não é obrigatório. É um decisão do treinador, atletas e encarregados de educação.
