O CLUBE

O Clube Desportivo da Graça, foi fundado em 12 de Março de 1935, começando a funcionar no primeiro andar de uma casa alugada, na Rua Senhora da Glória, No62, tendo como atividades principais, a cultura, o recreio, a beneficência e o desporto. Foi das primeiras coletividades a ter uma televisão, facto que, aliado ao Futebol e ao Ténis de Mesa, chamava a si bastante população. Para além das modalidades já citadas, implementou-se o Andebol e mais tarde o Basquetebol. Em 1974, adquiriu o imóvel onde se situa atualmente a Sede e o recinto de Jogos, na Rua Senhora da Glória, No16/18, vivendo então, até ao ano de 1980/81, um grande crescimento a nível de modalidades, pois embora tenha acabado o Andebol juntaram-se o Atletismo e o Futebol de 5 às modalidades já existentes. Com o avançar dos tempos, as dificuldades financeiras e a falta de dinamização, foram acabando com modalidades como o Futebol de 11, o Basquetebol e o Atletismo. Em 1991, foi a vez de terminar o Ténis de Mesa. Curiosamente no ano em que fomos campeões da 2a Divisão Nacional, em Seniores.
Entidade Federada nº152 da F.P.C.C.R. (Federação Portuguesa das Coletividades Cultura e Recreio), foi condecorado com a Medalha de Prata de Bem-fazer, por serviços prestados à população do Bairro da Graça. Desportivamente, detém dois Campeonatos de Promoção de Futebol de 11, em Séniores, nos anos de 1939/40 e 1942/43. No Ténis de Mesa, foi Campeão Nacional de Séniores da 3ºDivisão em 1986/87, e da Segunda Divisão Nacional em 1987/88 e 1990/91. Nos escalões jovens, foi Campeão Nacional de Cadetes em 1988/89 e Campeão de Lisboa em 1970/71, 1971/72, 1972/73 e 1987/88. Na Cultura, além de outras atividades, vem ao longo dos anos participando nas Marchas Populares de Lisboa, representando e dignificando o Bairro da Graça. Foi também vencedor, no ano de 1987, da Grande Noite do Fado, representado por Álvaro Santos. Atualmente, o C. D. da Graça dispões de secções de Ballet, Karaté, Atletismo e Futsal reunindo nesta promoção ao desporto um total de cerca de 100 atletas. É no futsal que desenvolve a sua maior atividade participando nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Lisboa.
Mensagem do Presidente

       Neste momento em que muito se fala de crise no associativismo, o Clube Desportivo da Graça pretende lutar contra esta situação. Um Clube com a nossa História, deve ser exemplo e tem que assumir o seu papel.
       Temos que nos adaptar e moldar à realidade atual criando condições para que volte a existir uma dinamização das coletividades.
       É nesse sentido que estamos a trabalhar de forma a que essa dinamização seja uma realidade no nosso Clube.

       Como Fazê-lo?

       Criando iniciativas: promovendo o Desporto e a Cultura, trazendo mais gente para o Clube. A todos nós cabe esse papel! Todos nós devemos apoiar!
       A nossa Escola de Futsal é disso um exemplo. Está a atrair cada vez mais crianças para o Clube, crianças essas que, no futuro, podem vir a ter um papel muito importante. Estes jovens têm que receber os nossos ensinamentos, a nossa mensagem, aquela mensagem que um dia nos foi transmitida, e que, no futuro, serão eles a transmiti-la ás gerações vindouras.
       Deste modo, o ADN do Clube Desportivo da Graça, do "nosso" Graça, irá perpetuar.
       O Nosso futuro somos nós que o fazemos.

       Juntos, vamos fazer o futuro do Clube Desportivo da Graça!