O CLUBE

O Clube Desportivo da Graça, foi fundado em 12 de Março de 1935, começando a funcionar numa casa alugada, na Rua Senhora da Glória, No62– 1o, tendo como actividades principais, a cultura, o recreio, a beneficência e o desporto. Foi das primeiras colectividades a ter uma televisão, facto que, aliado ao Futebol e ao Ténis de Mesa, chamava a si bastante população. Para além das modalidades já citadas, implementou-se o Andebol e mais tarde o Basquetebol. Em 1974, adquiriu o imóvel onde se situa actualmente a Sede e o Parque de Jogos, na Rua Senhora da Glória, No16/18, vivendo então, até ao ano de 1980/81, um grande crescimento a nível de modalidades, pois embora tenha acabado o Andebol juntaram-se o Atlétismo e o Futebol de 5, ás modalidades já existentes. Com o avançar dos tempos, as dificuldades financeiras e a falta de dinamização, foram acabando modalidades como o Futebol de 11, o Basquetebol e o Atlétismo. Em 1991, foi a vez do Ténis de Mesa, curiosamente no ano em que fomos campeões da 2a Divisão Nacional, em Seniores.
Federada no152 da F.P.C.C.R., foi condecorado com a Medalha de Prata de Bem-fazer, por serviços prestados à população do Bairro da Graça. Desportivamente, detém dois Campeonatos de Promoção de Futebol de 11, em Séniores, nos anos de 1939/40 e 1942/43. No Ténis de Mesa , foi Campeão Nacional de Séniores da 3ºDivisão em 1986/87, e da Segunda Divisão Nacional em 1987/88 e 1990/91. Nos escalões jovens, foi Campeão Nacional de Cadetes em 1988/89 e Campeão de Lisboa em 1970/71, 1971/72, 1972/73 e 1987/88. Na Cultura, além de outras actividades, vem ao longo dos anos participando nas Marchas Populares de Lisboa, representando e dignificando o Bairro da Graça. Foi também vencedor, no ano de 1987, da Grande Noite do Fado, representado por Álvaro Santos.
Mensagem do Presidente
Neste momento em que muito se fala de crise no associativismo, o Clube Desportivo da Graça pretende lutar contra esta situação. Um Clube com a nossa História, deve ser exemplo e tem que assumir o seu papel. Temos que nos adaptar e moldar à realidade actual e criar condições para que volte a haver uma dinamização das colectividades. Neste sentido,estamos a trabalhar para que isso seja uma realidade no nosso Clube. Como Fazê-lo? Criando iniciativas, promovendo o Desporto e a Cultura, trazendo mais gente para o Clube. A todos nós cabe esse papel! Todos nós devemos apoiar! A nossa Escola de Futsal é disso um exemplo, e está a atrair cada vez mais anças para o Clube, crianças essas que, no futuro, podem vir a ter um papel muito importante. Estes jovens têm que receber os nossos ensinamentos, a nossa mensagem, aquela mensagem que um dia nos foi transmitida a nós, e que, no futuro, serão eles a transmiti-la ás gerações vindouras. Deste modo, o ADN do C.D.Graça, do Nosso Graça, irá perpetuar. O Nosso futuro somos nós que o fazemos. Juntos, vamos fazer o futuro do Clube Desportivo da Graça!