O CLUBE

O Clube Desportivo da Graça, foi fundado em 12 de Março de 1935, começando a funcionar no primeiro andar de uma casa alugada, na Rua Senhora da Glória, No62, tendo como atividades principais, a cultura, o recreio, a beneficência e o desporto. Foi das primeiras coletividades a ter uma televisão, facto que, aliado ao Futebol e ao Ténis de Mesa, chamava a si bastante população. Para além das modalidades já citadas, implementou-se o Andebol e mais tarde o Basquetebol. Em 1974, adquiriu o imóvel onde se situa atualmente a Sede e o recinto de Jogos, na Rua Senhora da Glória, No16/18, vivendo então, até ao ano de 1980/81, um grande crescimento a nível de modalidades, pois embora tenha acabado o Andebol juntaram-se o Atletismo e o Futebol de 5 às modalidades já existentes. Com o avançar dos tempos, as dificuldades financeiras e a falta de dinamização, foram acabando com modalidades como o Futebol de 11, o Basquetebol e o Atletismo. Em 1991, foi a vez de terminar o Ténis de Mesa. Curiosamente no ano em que fomos campeões da 2a Divisão Nacional, em Seniores.
Entidade Federada nº152 da F.P.C.C.R. (Federação Portuguesa das Coletividades Cultura e Recreio), foi condecorado com a Medalha de Prata de Bem-fazer, por serviços prestados à população do Bairro da Graça. Desportivamente, detém dois Campeonatos de Promoção de Futebol de 11, em Séniores, nos anos de 1939/40 e 1942/43. No Ténis de Mesa, foi Campeão Nacional de Séniores da 3ºDivisão em 1986/87, e da Segunda Divisão Nacional em 1987/88 e 1990/91. Nos escalões jovens, foi Campeão Nacional de Cadetes em 1988/89 e Campeão de Lisboa em 1970/71, 1971/72, 1972/73 e 1987/88. Na Cultura, além de outras atividades, vem ao longo dos anos participando nas Marchas Populares de Lisboa, representando e dignificando o Bairro da Graça. Foi também vencedor, no ano de 1987, da Grande Noite do Fado, representado por Álvaro Santos. Atualmente, o C. D. da Graça dispões de secções de Ballet, Karaté, Atletismo e Futsal reunindo nesta promoção ao desporto um total de cerca de 100 atletas. É no futsal que desenvolve a sua maior atividade participando nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Lisboa.

Mensagem do Presidente

Gostaria de destacar a importância do associativismo no Clube Desportivo da Graça.

Como é sabido, o associativismo desportivo é uma forma importante de promover a atividade física, o bem-estar e a inclusão social. O Clube Desportivo da Graça tem sido uma referência neste sentido, pois tem promovido não só a prática desportiva, como também a cultura social numa época em que as associações, clubes e coletividades se têm extinto por toda a cidade de Lisboa.

O Clube Desportivo da Graça tem uma história rica e uma tradição de excelência desportiva em várias modalidades, desde o futebol até ao basquetebol, andebol, ténis de mesa, futsal e outras. Mas a sua importância vai além do desporto em si, pois o clube tem um papel fundamental na promoção da coesão social e no desenvolvimento da comunidade local. Através do seu associativismo, o Clube Desportivo da Graça promove o espírito de equipa, o respeito pelos outros, a solidariedade e a responsabilidade social.
Os seus associados, sejam atletas, treinadores, dirigentes ou simplesmente simpatizantes, têm um papel ativo na vida do clube e na sua comunidade. O associativismo desportivo é uma forma de participação cívica que promove a responsabilidade social e a cidadania ativa, valores fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária.

Assim, é fundamental reconhecer a importância do associativismo do Clube Desportivo da Graça e de outros clubes desportivos, como promotores do desporto, da inclusão social e do desenvolvimento comunitário. O envolvimento dos seus associados, a sua dedicação e o seu compromisso são essenciais para a continuidade e o sucesso destas organizações.

A direção do Clube Desportivo da Graça compromete-se na promoção destes valores, assim como no trabalho contínuo em inverter a tendência de desconexão aos clubes e coletividades, tentando progressivamente aumentar não só o seu nº de associados como ainda envolvê-los nas suas atividades lúdicas e desportivas.

Viva o Clube Desportivo da Graça!